Em qualquer projeto, a comunicação eficiente é essencial. Mas também pode ser um desafio, especialmente quando uma equipa inclui profissionais de várias áreas – o que costuma ser o caso em projetos de arquitetura.
Entre arquitetos, designers de interiores, engenheiros, agentes imobiliários e clientes, é normal que haja barreiras linguísticas. Com o apoio visual das Imagens Renderizadas, boa parte dessas barreiras se dissolve, mas para trabalhar com Imagens Renderizadas, ainda são precisas algumas palavras.
Por isso, nós na Attic 6 criámos um glossário de termos simples que provavelmente vai ouvir e utilizar quando começar a usar as Imagens Renderizadas para o seu projeto. Assim, terá a certeza de que toda a equipa está sempre na mesma página.
Modelagem 3D: A criação de representações digitais 3D de objetos ou ambientes usando um software de computador.
Renderização: O processo de gerar imagens ou animações de designs arquitetónicos, utilizando iluminação, materiais e texturas para simular condições do mundo real.
Mapeamento de Textura: A aplicação de imagens 2D (texturas) nas superfícies de objetos 3D para torná-los mais realistas.
Iluminação: A simulação de como a luz interage com objetos e espaços em um cenário 3D, recorrendo a técnicas como iluminação ambiente, difusa e especular. A análise de como a luz solar interage com o espaço é muito utilizada para o design sustentável.
Animação: A criação digital de designs arquitetónicos dinâmicos e em movimento, de modo a dar vida a representações imersivas de edifícios e espaços, através de, por exemplo, movimentos de câmara, interações entre objetos ou mudanças na iluminação e materiais.
Visualização Arquitetónica (ArchViz): A criação de representações 3D realistas de projetos de arquitetura para fins de comunicação, marketing e apresentações.
Home Staging Virtual: O processo de mobilar e decorar digitalmente um espaço, criando representações apelativas e realistas, que podem ser utilizadas, por exemplo, em marketing imobiliário.
Visita Virtual: Uma tour animada que permite que visualizadores explorem um espaço 3D como se estivessem fisicamente nele.
Fotomontagem: A combinação de um modelo arquitetónico 3D com uma fotografia do local existente, permitindo a visualização de como a nova estrutura se integrará no espaço em volta.
Estes são alguns termos que farão com que experiencie o mundo da Renderização de Imagens com facilidade. Mas há algum conceito sobre o qual gostaria de aprender mais? Fale connosco!